quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O TRAJE ACADEMICO

REGRAS PARA O USO DO TRAJE

Exclusivamente as mulheres:
- é proibido o uso de maquiagem
- Brincos apenas discretos, clássicos e sem serem dependurados.

Para todos:
- É proibido o uso de luvas, pulseiras, colares, anéis e outros adornos ou sinais externos de vaidade ou riqueza. É permitido, contudo, o uso de aliança de casamento ou de compromisso ou luvas quando o tempo está muito frio, porem estas devem ser discretas.
- Não é proibido o uso de relógio de pulso, mas este tem de ser clássico, discreto e sem brilhos.
- É proibido o uso de celular visível.
- E proibido o uso de chapéu, boné, gorro.
- Só é permitido o uso de guarda-chuva se este for preto, liso, com cabo de madeira e possuir doze varas.
- A Capa nunca se lava. Lavá-la é apagar e renunciar todas as recordações da vida de estudante. Diz também que dá azar lava-la.
- A Capa não se pode se encontrar a uma distância superior a sete passos do seu proprietário.
- A Capa pode ser usada dobrada sobre o ombro esquerdo com a gola para trás ou sobre os ombros, com um número de dobras na gola correspondente ao ano frequentado.
- Os calouros devem usar a Capa dobrada no braço esquerdo mas após o cair da noite, devem colocá-la sobre os ombros e segurá-la junto ao colarinho de modo a que não se veja o branco da camisa.
- Pode colocar emblemas e insígnias pessoais na Capa na parte interior esquerda mas devem ser costurados manualmente com linha preta em ponto cruz e esta não pode aparecer no lado exterior da capa. Não se espeta metal na Capa.
- A soma dos emblemas da Capa tem de ser ímpar.
- Os distintivos da Capa não podem ser visíveis estando esta vestida ou sobre os ombros.
- Pode fazer rasgões na capa, cada um simbolizando um momento importante da vida do estudante. Todos os rasgões devem ser feitos com os dentes. Costurar os rasgões é facultativo, mas deve fazer-se com linha preta ou da cor do curso, em ponto cruz.
- A Capa carrega-se sempre sobre o ombro esquerdo.
- O uso do traje académico implica o respeito e cumprimento de certas regras. Deste modo, a Capa deve usar-se caída pelos ombros e sem dobras nas aulas teóricas em que o professor é catedrático (podendo retirá-la com a autorização do professor), em sinal de respeito pela pessoa com quem se está a falar ou a acompanhar, e em sinal de respeito pelo local onde se está (igreja, catedral, cerimónia académica, etc.)
- Por vezes, quando se pretende homenagear alguém, coloca uma capa caída pelos ombros.
- Só em ocasiões muito especiais é que se colocam as capas estendidas no chão para que o homenageado possa passar por cima delas. Esta é a maior homenagem académica que se pode fazer a alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário