quarta-feira, 14 de julho de 2010

Papel, papel, papel e paciência...

Acredito que o início da vida de um intercâmbista, de qualquer modalidade, seja se afogar em papel, e a maior virtude, a paciência. Do universitário, isso dobra.
Primeiro vem os formulários de inscrição, comprovantes, currículos, cartas, dossiês.  Quando você os entrega e se vê livre deles é um alívio... alívio em parte né, por que ai vem o drama.
O aguarde pelo aceite é, pelo que venho percebendo e pelo que vivi, a pior parte para todo mundo. Você entrega toda a papelada que passou semanas preparando e agora não tem mais nada para fazer além de aguardar o resultado. E você espera, espera, os meses vão passando, e passando, e passando. E nada. Ai você começa a ficar preocupado, e vai encher a paciência do responsável na sua faculdade, mas não são todos que encontram uma Fabi. 
Uma pausa aqui para esclarecimentos: Fabi, ou Fabiana, é a responsável pelo processo de intercâmbio da minha faculdade. Super atenciosa e prestativa, acho que eu a deixei louca mas ela nunca perdeu a paciência comigo ou com meus medos. Muito pelo contrário, sempre respondia meus e-mails com muito carinho, atenção e compreensão. Uma mistura de freira por paciência e compreensão com irmã mais velha pelos conselhos e momentos de descontração em meio ao stress. Hoje mando e-mails dizendo que ela não se verá livre de mim tão cedo e só para brincar com ela, mas sua presença foi de suma importância para minha sanidade mental no processo.
Onde paramos mesmo? Ah sim, nem todos encontram sua Fabi e ai isso só piora. Além de esperar a resposta de além mar, você ainda fica tenso por uma resposta ali da esquina.
O tempo passa, o prazo chega, as pessoas vão recebendo suas respostas e você se desespera: não vou conseguir. Vou dizer o que todos me disseram e embora pareça ser impossível é a única solução… relaxe e pare de checar seu e-mail de 5 em 5 minutos!!! Procure comunidades no Orkut, no Facebook, no diabo a quatro… elas vão funcionar como uma terapia de grupo pois você verá que não está só.
Como a lei de Murphy é implacavel, o dia que você menos espera chega… lá está ela no seu e-mail   A CARTA!
Você fica mega feliz, liga pra mãe, pai, e melhor amigo, fica em extase até desabar em lagrimas… afinal é real… você vai ficar longe da sua familia. 
      Após o drama da aceitação, lá vem eles de novo. Os papeis… Agora são outros milhares de formulários, documentos, autenticações, declarações, idas e mais idas a cartórios e milhares de foto-copias. Tudo unido, vamos ao consulado e entregamos tudo para partirmos por mais uma fase de paciência… a de espera pelo passaporte com o visto.
        Entrarei nesta fase amanhã, pois é o dia que vou entregar tudo, e assim que tiver mais vivencia nela, conto para vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário