terça-feira, 31 de agosto de 2010

O que aprendi no Porto... até agora






   Hoje completo exatos 7 dias no Porto. Durante essa semana, conheci pessoas maravilhosas que me acolheram de um modo que eu nunca esperaria ser acolhida. Me aceitaram em sua "malta" (tradução:galera) sem muitas perguntas e me mostraram um Porto que dificilmente eu conheceria sem eles.
   Durante essa semana, aprendi que não é todo mundo que vai a Ribeira na segunda-feira, e sim Toda a Gente. Que lugar para reunir é no Piolho.  Que não vamos a boates, mas sim a discotecas (boates são onde há strippers). Aprendi que vou ouvir mais axé e funk do que em toda a minha vida no Brasil. Aprendi que Vodka preta é uma das coisas mais deliciosas que existe no mundo, mas não exagere!!! Dois balde é o bastante para toda a noite.  Que a galera, ou melhor, que a malta não é legal ou bacana e sim fixe. Que menina é gaja e menino gajo. Que pessoas belas e gente-boa são pessoas giras. 
   Aprendi que não se precisa esperar os carros pararem para se atravessar a rua, é necessário apenas colocar os pés na passadeira (faixa de pedestre). Que pastelaria não é onde se compra pastel e sim pão. Que bunda é ofensivo, aqui o correto é dizer rabo. Ainda não consegui me habituar a esta ultima mas tudo bem. Que eu na verdade uso cuecas... mas os homens também usam.
    Aprendi que o por-do-sol na Foz é de tirar o fôlego, e que ali sinto melhor a presença de Deus mas é também ali que sinto mais saudade de casa e dos amigos que ai ficaram.
     

Beijos

Ps: Não sei se alguem lê isso aqui, se lerem comentem para eu saber e ter mais gana para escrever.
Ps2: Baldes abaixo.



Maracujá, Limão e Melão. São os Sumos, ou sucos, que cada uma misturou no balde (copo de 700 ml) de Vodka Preta. Ah , as pessoas? Eu, Nay e Tatá. As Brasukas da Malta Portuguesa.









quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Voo e primeiras impressões

Capitulo 1 - O voo 

Bem, vamos ao que todos querem saber, como foi o voo. Entrei pra sala de embarque as 16:30 +-. Lá fiquei enrolando e conversando com a Nay esperando o tempo passar. Quando menos esperávamos, la vinha ele... o chamado para o embarque. Esperamos todo mundo embarcar e quando a fila diminuiu. Lá fomos nós. 
Dirigi-me a meu lugar feliz e saltitante e quando chego nele, tem um cara sentado la. Falei que ele estava sentado no meu lugar e ele jurou por Deus que não estava. Quando olhou o bilhete, estava. O cara estava completamente bêbado e cheirando a álcool. No meu melhor sentido de sobrevivência eu disse pra mim que não sentaria ali e procurei o comissário. Esse viu minha situação e me tirou da minha bela e simpática janela que tinha o bêbado para me colocar na penúltima fila ao lado de um mocinho de face séria e fechada. Mas mesmo assim pensei: mil vezes ele ao outro cara.
Guardei minha bagagem e me sentei. Passado um tempinho, fui abrir meu cobertor e como sou eu , naturalmente desastrada, meti uma cotovelada no pobre moço. Olhei envergonhada e pedi desculpas, ele me olhou mas n disse nada... ai repiti : Sorry. Ele sorriu e disse em inglês que tudo bem, que as poltronas eram mesmo apertadas e que volta e meia a gente batia em alguem mesmo. Pronto, foi só isso o necessário para começamos um papo. Perguntei o que ele fazia no Brasil e tal, ele me disse que tinha ido a trabalho, perguntou o que eu procurava em Portugal, contei. Ele me perguntou pra que cidade eu vinha, eu disse e perguntei a ele onde ele estava. Qual foi a minha surpresa quando aquela belissima espécime masculina de ser humano responde : Araçuai. Mas você provavelmente não conhece. Comecei a rir , muito. Ele ficou curioso e entao contei que minha familia era de lá. Qual foi sua surpresa dele. Resumo da ópera. Conversamos durante as 9 horas do vôo. Sério mesmo, não dormimos... papeamos as 9 HORAS!!! Sem repetir assunto ou ficar chato.
O Domênico, sim esse é o nome dele, é um cara mto divertido e salvou minha viagem. Mesmo quando veio o peixe porque não tinha mais a opção do frango no jantar, ele me fez rir e brincou com o fato de não termos opções as vezes na vida.
Algo muito interessante nessa conversa foi o que ele me disse quando vimos que estavamos passando a linha do equador. Ele parou o assunto , olhou o monitor e disse: "Você está passando a linha do equador, pode deixar algumas coisas pra trás e levar pro Porto apenas o que quiser.... o que você deixa?" Eu ri e disse: "Deixo a tristeza, deixo o medo de experimentar, deixo um pouco da ansiedade e deixo o mau humor.". Ele riu e disse o que ele tinha deixado ali. Perguntei então o que ele levava dali, que ele também tem direito de levar coisas de sua experiência. E ele me disse o que levava também e me fez prometer que eu diria a ele na volta, o que eu levaria daqui. Me passando assim seu e-mail. Ainda não mandei um e-mail pra ele, nem sei se vou mandar. Quem sabe se for ao sul da Itália eu mande.
Conversamos mais e mais, bebemos vinho , café, água, chá, refri , e mais e mais conversa. 
Quando pousamos ele riu, se despediu de mim e falou: "Deixo com você muita da minha sorte, e levo seu sorriso tá? Boa viagem, tudo de bom" Eu ri  desembarcamos.
Durante o tranbordo entre um voo e outro o vi correndo pra pegar seu vôo pra Itália. Ele me viu e gritou: Adorei conhece-la, se cuide!!! Eu? Eu só sorri e acenei... com um sorriso daquele e o jeito encantador eu não tinha o que dizer.
A alfandega foi tranquila. Pegamos o vôo na hora e a senhora (falar mocinha/moça aqui é feio) me explicou como eu tenho que fazer pra pegar minha identidade. Feito isso embarcamos em um voo de 35 min pro Porto. 
Sério mesmo, foi: "Tripulação, processo de decolagem" , "Bem vindos passageiros a bordo do voo tal tal tal com destino ao Porto. A temperatura é de tantos graus, o tempo está assim e o tempo de voo sera assado" "Tripulação, processo de pouso".
Pousamos, pegamos nossas malas, ligamos pro dono do apto, pegamos o metrô. Até ai , sem problema algum. Descemos na Casa da Música, e fomos procurar um taxi pra ir até o apto.
Falamos com o taxista e ele não quis levar as 4 malas, mas que era perto. Que de taxi era uma volta enorme e tal. Acreditamos nele.
PRA QUE???
20 min depois, com os braços doendo horrores por puxar uma mala de 21kg em cada braço, chegamos esgotadas. Ai? Ai subimos 4 lances de escada com as malas nos braços pra chegar no apto..

   1.1- Cardapio do Vôo pro Lipe:
Entrada: Salada de Tomate com Azeitona
Comentário: Tava uma delícia. Comi duas por que não comi peixe.
Prato Principal: Strogonoff de Frango com Arroz e Batata OU Filete de Cascudo com molho de ervas, arroz com açafrão e brócolis.
Comentário: Infelizmente o Strogonoff não chegou até mim. O Filete de Cascudo estava incomivel, assim comi só o arroz. Tava bom.
Sobremesa:  Doce de mamão com queijo
Comentário: ECAAAAA
Café da manhã: Empada de Presunto e Queijo, Muffin de Laranja, frutas, pão, manteiga, geleia, chá, café , água e suco.
Comentário: Tava tudo óóóóóótimo.

Capitulo 2 - O apto

A primeira impressão? Horrivel, velho , sujo. Depois de uma boa faxina e uma ida ao Ikea???
Razoável. A localização é ótima. Meu quarto de um tamanho razoável e o banheiro bom. Cozinha regular, sala.... acho que nunca vou la mesmo então. As cias... bacanerrimas. A Nay é uma graça e a Thais um doce. Estamos nos dando muito bem e hoje vamos sair com os amigos portugas da Tais.

Capítulo 3- A cidade.

Bem, estou aqui a exatas 28h , então não deu pra ver muita coisa. O que vi eu adorei. Hoje fui 
Estou a adoraaaaaaaaaaaaaaaaar o Porto. Os portugueses são muito fixes. No próximo post descrevo mais sobre a cidade e os portuguêses pois estou morta de sono. Posto fotos também.



Beijos gajos. 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Em fim, em Porto.

O vôo é uma história a parte, que contarei mais a noite. Tinha tudo pra ser horroroso , mas graças ao Domino (berries) e a Araçuai , foi muito muito muito bom mesmo. Mas como disse, posto sobre isso mais a noite pois estou exausta. Acabo de faxinar meu quarto , e ainda n ficou 100% mas está bem melhor que antes.
Chegamos a Lisboa as 05:30 am, hora local. Por volta de 1:30 Am ai no Brasil. Lisboa se mostrou para nós, Nay e eu,  aberta e sem nuvens. Podemos ve-la bem do alto, o encontro do Tejo com o mar e tudo.
Então seguimos para a imigração, muito rápido e fácil. Bem tranquilo e rapidamente já estavamos no avião para o Porto.
Em 35 min, acá chegamos. Mas ao contrário de Lisboa, Porto se escondia de nós. Nada vimos do alto, apenas nuvens , nuvens e nuvens. Começamos a ver um tiquinho quando pegamos o metro. Outra aventura.
Mas estou mesmo muito cansada. Nao dormi nada no vôo, e não parei até agora.
Vou colocar meu colchão, que estava no sol, de volta na cama e tomar um banho antes de sair pra comprar roupa de cama.

domingo, 22 de agosto de 2010

Chegou...

"A new moon leads me to
woods of dreams and I follow
A new world waits for me
My dream, my way."
                                Enya - China Roses

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

7 dias...

ta chegando e eu não tenho muito o que falar. Não quero fazer despedida então não marquei nada até agora, mas vou ter que fazer e odeio coisas de ultima hora... amanha, em BH eu vejo isso.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

20 dias...

... faltam 20 dias agora. Pouco menos de 3 semanas. Tanta coisa ainda pra fazer, tanta gente pra despedir.
Odeio despedidas mas como o Lipinho disse, é importante... é um ritual importante. É deixar quem eu gosto participar do processo comigo. Eu odeio estar errada, mas ele tem razão.