sexta-feira, 30 de julho de 2010

“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. (...) Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero o meu avesso.(...) Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.(...) Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos, quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto: e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo, loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."
Oscar Wilde


Vou sentir a falta dos que aqui vão ficar mas sei que vou fazer novos por lá e deles sentirei falta quando voltar. Mas sei que eles estão sempre comigo pois levo um tiquinho de cada um daqueles que chamo de amigos na alma, no coração. Eles são parte de mim, como espero ser pelo menos um grão de areia na grande praia deserta e solitária que é a alma de cada um deles.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver


Amyr Klink

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigas, Paciência e algo mais.

Andei sumida, mas o fato é... andei fazendo farra por aqui. Fim de semana com as meninas foi maravilhoso, vou morrer de saudade delas todas, das farras e dos jantares. Que bom que existe internet pra poder chorar nos braços virtuais da Nina, ganhar xingos da Cla, ver as receitas chiquerrimas da Mari, ouvir os casos dramaticos da Lari e os malucos da Carla e pq não ganhar os abraços e o carinho da doce Cissa. Vou sentir falta contudo dos Shows da Ca$h e do Carne Nua, alguem podia dar um Broadcast em um pra mim em?Rsrsrs 
Essas meninas salvaram a minha vida... mesmo. 

Mas bem, antes do fim de semana eu fui lá entregar a papelada. O cara que me atendeu não foi o anterior, super gentil e sim um groooosso até não poder mais. Pelo menos foi tudo entregue e agora é o que?? ESPERAR!!!! Oh palavrinha presente na vida de um intercâmbista. Puts Grila. Na sexta feira eu vou mandar um e-mail para o consulado conforme me foi instruído para ver se há alguma novidade nessa esfera. Uma novidade é que , se tudo continuar como está, eu já tenho moradia... é no centro de Porto, a alguma distância da faculdade mas fazer o que? É barato, razoável e boa localização. A outra é que graças a comunidade da BRASUP no Orkut tenho "conhecido" bastante gente, inclusive minha companheira de apto, e tenho aprendido bastante coisa sobre o Porto assim como sobre a vida lá. O texto abaixo foi retirado da comunidade, exceto meus comentarios abaixo de cada ponto, mas mãe eu PROMETO que eu vou estudar, ou pelo menos vou me esforçar MUITO MUITO MUITO pra estudar.rsrs Brincadeirinha mamis, eu vou estudar.  

Por hoje é só pessoal. 
(Musiquinha dos Tiny Toons no fundo)

10 coisas que precisam saber sobre Erasmus Life

Futuros erasmus,
Gostaria de deixar claro algumas informações que serão mesmo fundamentais para cada um que venha aproveitar a sua vida erasmus:
         1) vocês não vão estudar 1/3 do que pretendiam;
(Bem, como eu sou uma neurótica pela faculdade, talvez isso seja bom...)  
2) se não têm facebook, criem logo seus perfis; tudo gira em torno do fb, dos comentários, das inbox etc; 
(Sem problemas, eu já tenho um.) 
3) se têm namorado(a), terminem AÍ e LOGO. essa coisa de namorar à distância não dá certo (experiência própria e de muitos amigos) 
(Sem problemas) 
4) se não bebem, muito provavelmente começarão a fazê-lo (bebida aqui é muito barata e, muitas vezes, acaba por ser premissa da socialização); 
(Sem problemas, eu bebo seguindo a premissa da mamis: Galinha que segue Pato morre afogado, então sem problemas aqui tb.) 
5) aqui, a máxima é "nunca diga nunca", afinal vocês farão coisas que jamais pensaram e que costumavam dizer "eu nunca faria isso"; 
(Pra quem disse que odiava queijo e hoje adora e comeu Lagostines frescos na França acho que estou bem... "Tudo pode ser uma boa experiência". Só seguir minha consciência e estarei bem aqui também.) 
6) seu dia começará sempre por volta de meio-dia, a menos que vocês tenham aula cedo (e isso nem é lá um argumento muito forte, rs); 
(Aula me tira da cama,afinal minha consciência vai apitar da grana que meus pais e meu padrasto  estão gastando pra eu ir pra aula ai. Tirando isso... estou de acordo em levantar tarde.) 
7) seu futuro será não mais orientado por objetivos e metas, mas pelas promoções da Ryanair; 
(ADOREI isso!) 
8) esqueçam aulas às terças e sextas-feiras de manhã, afinal segunda é dia de Riberia e quinta, de festa da esn; 
(Graças as meninas fiquei expert em ir a aula na Quinta, sair e estar viva na sexta. Terça já é complexo, novamente a história das galinhas e dos patos e da consciência pelo esforço dos meus pais e padrasto em me dar a oportunidade) 
9) o que acontece no Porto, ou melhor, na Europa, fica na Europa. 
(Ok... já aprendi isso com outras viagens.) 
10) vocês voltarão para o Brasil muito mais experientes, maduros e com muitas histórias para contar (algumas, omitir para sempre ;P ) 
(Espero meeeesssmo)

Welcome to erasmus life ;)
PS.: Pode ser que você odeie esse tópico, mas ao final do intercâmbio, tudo ficará claro. Qualquer erasmus daqui pode confirmar cada um dos dez tópicos mencionados acima =D



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Papel, papel, papel e paciência...

Acredito que o início da vida de um intercâmbista, de qualquer modalidade, seja se afogar em papel, e a maior virtude, a paciência. Do universitário, isso dobra.
Primeiro vem os formulários de inscrição, comprovantes, currículos, cartas, dossiês.  Quando você os entrega e se vê livre deles é um alívio... alívio em parte né, por que ai vem o drama.
O aguarde pelo aceite é, pelo que venho percebendo e pelo que vivi, a pior parte para todo mundo. Você entrega toda a papelada que passou semanas preparando e agora não tem mais nada para fazer além de aguardar o resultado. E você espera, espera, os meses vão passando, e passando, e passando. E nada. Ai você começa a ficar preocupado, e vai encher a paciência do responsável na sua faculdade, mas não são todos que encontram uma Fabi. 
Uma pausa aqui para esclarecimentos: Fabi, ou Fabiana, é a responsável pelo processo de intercâmbio da minha faculdade. Super atenciosa e prestativa, acho que eu a deixei louca mas ela nunca perdeu a paciência comigo ou com meus medos. Muito pelo contrário, sempre respondia meus e-mails com muito carinho, atenção e compreensão. Uma mistura de freira por paciência e compreensão com irmã mais velha pelos conselhos e momentos de descontração em meio ao stress. Hoje mando e-mails dizendo que ela não se verá livre de mim tão cedo e só para brincar com ela, mas sua presença foi de suma importância para minha sanidade mental no processo.
Onde paramos mesmo? Ah sim, nem todos encontram sua Fabi e ai isso só piora. Além de esperar a resposta de além mar, você ainda fica tenso por uma resposta ali da esquina.
O tempo passa, o prazo chega, as pessoas vão recebendo suas respostas e você se desespera: não vou conseguir. Vou dizer o que todos me disseram e embora pareça ser impossível é a única solução… relaxe e pare de checar seu e-mail de 5 em 5 minutos!!! Procure comunidades no Orkut, no Facebook, no diabo a quatro… elas vão funcionar como uma terapia de grupo pois você verá que não está só.
Como a lei de Murphy é implacavel, o dia que você menos espera chega… lá está ela no seu e-mail   A CARTA!
Você fica mega feliz, liga pra mãe, pai, e melhor amigo, fica em extase até desabar em lagrimas… afinal é real… você vai ficar longe da sua familia. 
      Após o drama da aceitação, lá vem eles de novo. Os papeis… Agora são outros milhares de formulários, documentos, autenticações, declarações, idas e mais idas a cartórios e milhares de foto-copias. Tudo unido, vamos ao consulado e entregamos tudo para partirmos por mais uma fase de paciência… a de espera pelo passaporte com o visto.
        Entrarei nesta fase amanhã, pois é o dia que vou entregar tudo, e assim que tiver mais vivencia nela, conto para vocês.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Vida Nova , Blog Novo




    Poise, começando a organizar a vida para as mudanças que por ai virão. Agora tenho pouco mais de 30 dias para colocar minha vida em uma mala de 32kg e voar para o velho continente. 
    Não digo que será uma missão fácil me afastar de todos: amigos, familia, pets, meus meninos. Sei que sentirei muita saudade de algumas pessoas e que por elas deixarei rolar algumas lagrimas lá na terrinha. Mas digo sim que será enriquecedor em todos os ambitos e que com toda certeza voltarei uma "outra" pessoa desta experiência.
    Estive pensando se eu criaria um blog novo para este princípio ou se utilizaria o Lua de Cereja. Agora detenho a posse de dois blogs, o Lua de Cereja, continuará vivo mas com a função de sempre, guardar meus pensamentos e poemas. Claro que alguns virão para cá, mas como a idéia é de certo modo virar a página, nada melhor que um novo blog. Na verdade, ainda to ainda pensando em deletar o Lua, inconstancia é osso.
    Para quem não está entendendo bulhufas, e devem ser alguns, estou de mudança para Porto. Recebi uma bolsa para estudar Relações Internacionais na UP (Universidade do Porto) e como tenho uma alma de passarinho, e uma feridinha pra fechar lá vou eu pra terra do Fado. Por quanto tempo? Um período ainda indeterminado pela minha grande e velha amiga : Inconstância. Algo entre 6 meses e um ano. 
    Não quero adeus, não quero tchaus afinal eu volto né? Quero até logos e  boa sorte. Este blog vai servir de comunicação entre os que aqui ficam e eu pois o fuso é meio grandinho. Mas enquanto eu não vou servirá apenas para descarregar um pouquinho a tensão/ansiedade de tudo.